Ouça Na radiosnet

quarta-feira, 17 de julho de 2019



No dia 17 de julho de 1994, na Copa dos EUA, a Seleção Brasileira chegou ao quarto título mundial de futebol.
O goleiro Taffarel estava diante de mais um cobrador de pênalti. À sua frente, o craque italiano Roberto Baggio a apenas alguns passos da bola que decidiria o destino da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. O coração nervoso do torcedor brasileiro era o contraste do olhar confiante do arqueiro. Aquele dia 17 de julho marcaria o fim do jejum de 24 anos sem levantar a taça. Taffarel e todo o povo brasileiro lançaram a euforia às alturas, tão alto quanto à bola batida pelo italiano. O Brasil tornava-se tetracampeão Mundial de futebol.
Há 25 anos, a Seleção Brasileira comandada por Carlos Alberto Parreira vencia, mais uma vez, a Itália em uma final de Copa. A primeira havia sido em 1970, quando o Brasil anotou 4 x 1 no placar.
O jogo de 1994 foi difícil. No tempo normal, a partida terminou em empate sem gols. O placar permaneceu inalterado na prorrogação. A decisão da Copa do Mundo foi levada para os pênaltis.
Diante de 94 mil pessoas, no estádio Rose Bowl , em  Pasadena,  o italiano Baresi abriu a sequência de cobranças chutando para fora. O zagueiro Márcio Santos cobrou o primeiro do Brasil, mas Gianluca Pagliuca defendeu. Albertini converteu o segundo da Itália. Romário foi para a bola e igualou. Evani marcou o segundo gol italiano. Branco empatou em seguida. Taffarel defendeu a bola de Massaro. O capitão Dunga fez 3 a 2 . Foi quando Baggio pegou a bola e colocou na marca branca. O fim da história a gente já conhece...
O time tetracampeão do nundo entrou em campo com Taffarel, Jorginho, Aldair, Mauro Silva, Márcio Santos, Branco, Mazinho, Romário, Dunga, Bebeto e Zinho. O elenco ainda tinha Ricardo Rocha, Ronaldão, Zetti, Gilmar, Raí, Cafu, Leonardo, Paulo Sérgio, Muller, Ronaldo e Viola.          

 Campeões da Copa do Mundo de 1994   são homenageados na Granja Comary.

O fim de semana foi de festa e nostalgia na Granja Comary, em Teresópolis. O Centro de Treinamento da Seleção Brasileira recebeu os campeões da Copa do Mundo de 1994. Jogadores e integrantes da comissão técnica que participaram da campanha nos Estados Unidos se reuniram para comemorar os 25 anos do tetracampeonato.

As celebrações começaram na sexta-feira. Os craques foram chegando aos poucos ao longo do dia e se depararam com um mural de fotos relembrando a histórica conquista.

O dia seguinte foi de matar a saudade da bola. No campo n°1 da Granja, os campeões de 1994 receberam uniformes novos da Seleção personalizados com seus nomes e os números usados na Copa. 
 

Em campo, um jogo com ritmo bem menos intenso do que os da Copa, mas com a mesma qualidade de sempre. Divididos entre azul e amarelo, os times terminaram a partida em um empate por 7 a 7. Após o jogo, os jogadores atenderam os torcedores que marcaram presença na Granja.
Os homenageados receberam camisas comemorativas pelos 25 anos do tetra e ganharam, das mãos do Presidente da CBF, Rogério Caboclo, medalhas pela conquista. Caboclo ainda discursou para os campeões e agradeceu a todos por tudo que fizeram pela Seleção Brasileira.
"É um grande privilégio ter vocês aqui. Essa é a casa de vocês. E vocês fazem deste cenário um lugar belíssimo por causa deste astral, desta alma que dedicaram ao Brasil. A CBF é grata, o Brasil é grato e o mundo é grato ao que vocês apresentaram e proporcionaram de beleza do esporte, de ganhar da forma que ganharam, com credencial, capacidade e competência. Meu obrigado por ter vocês aqui. E saibam que as portas da Granja Comary e da CBF estão plenamente e permanentemente abertas a todos vocês. Obrigado por virem", disse o presidente Rogério Caboclo em seu discurso. 
Parabéns aos campeões mundiais de 1994! O povo brasileiro se orgulha de vocês e toda homenagem será pouco em comparação ao que fizeram por nosso futebol.

Fotos: Lucas Figueiredo



0 komentar:

Postar um comentário

Assine nosso canal - Youtube

#VemComNós

Os maiores campeonatos do planeta você ouve aqui!

Parceiros

Resenha Esportiva