Ouça Na radiosnet

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Coach Amanda Ciaramicoli diz que a prática auxilia no controle da ansiedade e mantém o atleta focado para competições de alta performance

Pensar em meditação nem sempre requer que viajemos à Índia para um retiro e imersão da prática. Seguindo algumas instruções e separando alguns minutos diariamente, é possível aliar a meditação visando melhores resultados no âmbito esportivo de alta performance. É o que explica a coach Amanda Ciaramicoli.

Segundo ela, a meditação é um aliado poderoso para os grandes atletas alcançarem com perfeição suas respectivas metas. A prática acalma a mente, elimina as tensões do dia a dia e pensamentos sabotadores, aumentando assim a concentração.

Não à toa, diversos atletas de alto desempenho são adeptos da mindfulness, são os casos de LeBron James, dos tenistas Novak Djokovic e Rafael Nadal e do brasileiro Lyoto Machida, lutador de MMA.
Lyoto Machida/foto: Divulgação
- No meus atendimentos aos atletas, tenho percebido que uma das maiores dificuldades dos atletas está em se manter concentrado durante toda a partida. Um dos fatores para que isso aconteça é a quantidade de pensamentos que surgem, não só no momento das competições como também no antes e pós. A prática da meditação ajuda muito o atleta a silenciar esses pensamentos e evitar que eles atrapalhem no rendimento - explicou.

- Não posso dizer que isso acontece de um momento para outro. Como tudo na vida, a meditação exige a iniciação, treino e perseverança. Os benefícios aparecem gradativamente, é de fato um exercício - completou.

Os benefícios da meditação são comprovados pela ciência. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, no Estados Unidos, constatou que, por meio da meditação, é possível elevar o rendimento em competições, uma vez que o treinamento mental é tão importante quanto o físico.

No Brasil, pesquisas realizadas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, notaram uma diferença na espessura do córtex pré frontal em praticantes de meditação. Essa parte do cérebro é destinada às tarefas que exigem atenção, tomada de decisão, memória e concentração.

Estima-se que mais de 36 milhões de pessoas praticam a meditação no mundo.

0 komentar:

Postar um comentário

Assine nosso canal - Youtube

#VemComNós

Os maiores campeonatos do planeta você ouve aqui!

Parceiros

Resenha Esportiva