Ouça Na radiosnet

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Foto: divulgação

O Instituto Magnus – iniciativa sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para a inclusão social por meio de cães de assistência – realizou a doação da Kira, Golden Retriever socializada pela modelo e apresentadora Ana Hickmann, como cão de assistência à cadeirante. O ex-goleiro do São Paulo, Bruno Landgard, foi o escolhido para receber o cão.
Bruno Landgarf foi goleiro titular da Seleção Brasileira na campanha do tricampeonato no Mundial Sub-17 e foi convocado para o Mundial Sub-20, em 2005. Na ocasião, fez parte do elenco que tinha estrelas como Diego Alves, Rafinha, Filipe Luís, Fábio Santos, Rafael Sóbis, Diego Souza, Arouca e Diego Tardelli.
Em 2006, a promessa do futebol brasileiro e cria do São Paulo, sofreu um acidente de carro que mudaria toda a sua vida. O ex-goleiro bateu o carro que dirigia na Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), na altura de São Lourenço da Serra, e ficou tetraplégico. Depois de oito meses em recuperação, após uma série de cirurgias, internações e sessões de fisioterapia, Bruno encontrou na vela uma nova paixão. Hoje, é timoneiro da categoria skud 18 e já representou o país em duas paraolimpíadas: Londres e Rio. Com a modalidade fora de Tóquio, Landgarf mira o mundial da categoria.
A independência e a praticidade no dia a dia podem influenciar na autoestima e na performance de um atleta. Por isso, Bruno se inscreveu para receber um cão de assistência treinado pelo Instituto Magnus, em parceria com a Cão Inclusão.
Depois de um processo minucioso, o atleta foi escolhido pelo Instituto para receber a Golden Retriever Kira. Além de ser uma companhia para a pessoa com paraplegia, o cão é treinado para ajudar em tarefas do cotidiano, como pegar objetos, abrir e fechar portas ou até mesmo chamar outra pessoa em caso de emergência, proporcionando mais autonomia e segurança ao cadeirante e deixando a rotina mais dinâmica e prática.
Quem recebe o cão de assistência também passa por preparação para conviver com o novo parceiro de vida. Para receber a Kira, Landgarf ficou quatro dias no hotel do Instituto Magnus, dentro da própria instituição, e outros trinta dias em sua rotina. Durante esse tempo, ambos passaram por um treinamento intensivo e direcionado, incluindo vozes de comando e andar lado a lado, por exemplo.
“Já não consigo ficar sem ela. Só de ver aquele olhar meu dia já fica melhor, é um importante apoio emocional e para o cotidiano”, declara Bruno.
Sobre o Instituto Magnus
Localizado em Salto de Pirapora, interior de São Paulo, o Instituto Magnus é uma iniciativa sem fins lucrativos, gerido pela empresa Adimax Pet. O trabalho do Instituto é contribuir para a inclusão social por meio do cão-guia em diversas esferas da sociedade, por isso, além do treinamento e entrega dos cães, suas atividades também  incluem palestras informativas e educativas, vivências, dinâmicas de grupos e ações de divulgação para conscientização e engajamento de pessoas para a causa.

1 komentar:

Assine nosso canal - Youtube

#VemComNós

Os maiores campeonatos do planeta você ouve aqui!

Parceiros

Resenha Esportiva