Ouça Na radiosnet

terça-feira, 8 de setembro de 2020


Coach esportiva Amanda Ciaramicoli fala como estresse e pressão causam desgaste físico dos atletas

Foto: Bahia notícias

O técnico Roger Machado não resistiu à goleada para o Flamengo, por 5 a 2, na noite da última quarta-feira (02), e acabou demitido do comando técnico do Bahia. Agora sem comandante, o clube busca alternativas para reverter o momento atual de pressão e, assim, iniciar a recuperação dentro de campo.

Depois de o presidente Guilherme Bellintani reconhecer que a equipe carece de algumas peças para melhor rendimento no restante da temporada, outro fator tem chamado atenção: o impacto emocional sobre o Esquadrão.

Com apenas um minuto de partida contra o Fla, o goleiro Anderson se atrapalhou com os companheiros de defesa ao sair jogando e proporcionou o gol do adversário - anotado por Pedro. Para a coach esportiva Amanda Ciaramicoli, tal lance evidencia o descontrole emocional dos jogadores diante do cenário de cobrança por resultados.

- Eu sempre falo que os atletas precisam treinar a mente da mesma maneira que treinam o corpo, porque isso é importante para estarem mais preparados para momentos como esse, quando as coisas não andam tão bem. Quanto mais a mente for treinada para lidar com esse tipo de fator externo, menor será o impacto desses atletas.

A profissional também explica a importância desse tipo de acompanhamento para os próprios jogadores não se tornarem "vulneráveis" e, consequentemente, sofrerem com alguns sintomas físicos que interferem diretamente na performance:

- Todos nós temos uma espécie de termômetro interno que suporta uma carga de estresse. Quando o jogador entra em campo com essa temperatura elevada, começa a sentir na parte física e ter dificuldades reais em executar alguns movimentos. Os músculos se contraem, o coração acelera, há aumento de sudorese...As consequências de tudo isso são o cansaço, dificuldade de manter a velocidade, desidratação, entre outros fatores.

Segundo Ciaramicoli, algumas técnicas podem auxiliar o elenco do Bahia durante esse processo, como por exemplo, a meditação - técnico dos adeptos do mindfulness.

- Além da própria avaliação e assimilação de cada atleta, existem algumas técnicas de respiração que ajudam a retomar a confiança, dar energia e diminuir a ansiedade. As práticas de meditação guiada são boas também para os atletas que têm dificuldades de parar para respirar (respiração do fole).

- Outra técnica importante nestes momentos é a visualização, ela auxilia na retomada de confiança também, porque ela provoca a mudança de pensamentos e estímulos e aumenta a eficácia e intenção da aplicação dos fundamentos que se concretizam em campo - pontuou.

Enquanto isso, o Bahia segue à procura de um novo comandante e será dirigido pelo auxiliar Cláudio Prates até a chegada do novo treinador.

0 komentar:

Postar um comentário

Assine nosso canal - Youtube

#VemComNós

Os maiores campeonatos do planeta você ouve aqui!

Parceiros

Resenha Esportiva